Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.11.8-18Keywords:
Estratégia de leitura, Leitura, Leitor, Gêneros textuaisAbstract
O presente trabalho tem como motivação mostrar a importância e a contribuição da leitura no seu contexto social, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos que trazem como tema as estratégias de leitura. A preocupação com o espaço que a leitura tem e a forma como ela é trabalhada, principalmente em sala de aula, tem sido motivação para diferentes pesquisadores interessados em aplicar estratégias que desenvolvam a capacidade de compreensão na prática leitora. Essa prática se mostra imprescindível na vida escolar e social de cada pessoa à medida que ler favorece o senso crítico, o poder de escolha e a habilidade de opinar. Para que um leitor apresente tais características, as estratégias de leitura vêm sendo utilizadas e defendidas por teóricos e especialistas da área. As estratégias são procedimentos que ajudam um leitor a se tornar autônomo se orientado e acompanhado adequadamente. Elas ajudam o leitor a construir o sentido do seu texto, fazendo-o processar a leitura, antecipando conhecimentos e hipóteses a respeito da sua leitura. Com as estratégias de leitura, espera-se que o leitor entenda o sentido e o significado do que leia. É fundamental também seguir algumas normas em relação ao trabalho a ser realizado com a leitura. Um dos cuidados é quanto à escolha do gênero textual que interfere no sucesso da atividade proposta.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-31
How to Cite
Menti, M. de M., & Silva, D. C. F. da. (2015). Formação do leitor: Uso de textos diversos e aplicação de estratégias de leitura. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 1(1), 8–18. https://doi.org/10.21674/2448-0479.11.8-18
Issue
Section
Artigos
License
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.