Ensino e aprendizagem de Biologia: estudo de caso da exposição “O Brasil na Antártica” realizada na Universidade Veiga de Almeida

Autores

  • Ana Carolina Volpato ZANANDREA Universidade Veiga de Almeida
  • Bruna Mayato RODRIGUES Universidade Veiga de Almeida
  • Alexandre Santos ALENCAR Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.43.487-500

Palavras-chave:

multidisciplinaridade, mediação, redes sociais, antártica

Resumo

A tendência proposta para a educação brasileira apoia o uso de diferentes instrumentos didáticos para o ensino, sendo que, exposições mediadas, além de serem uma forma de divulgação científica, podem servir para alunos assimilarem conhecimentos de forma multidisciplinar. Para testar esta hipótese e visando ampliar a divulgação de atividades científicas realizadas no Continente Antártico, foi instalada na UVA, a exposição mediada “O Brasil na Antártica”. A exposição recebeu 202 alunos do Ensino Médio, que responderam a um questionário sobre a Antártica, sendo dividido em grupos de respostas antes e após a mediação. Também foi mantido um perfil no Facebook® para divulgar a exposição. A comparação das respostas demonstrou aumento na porcentagem de acertos após a mediação para a maioria das questões. O uso da exposição mediada como instrumento didático se mostrou uma forma válida de complementar os conteúdos vistos em sala de aula.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

ZANANDREA, A. C. V., RODRIGUES, B. M., & ALENCAR, A. S. (2018). Ensino e aprendizagem de Biologia: estudo de caso da exposição “O Brasil na Antártica” realizada na Universidade Veiga de Almeida. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 4(3), 487–500. https://doi.org/10.21674/2448-0479.43.487-500

Edição

Seção

Artigos