Sentidos e significados da docência na EJA
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.11.44-49Palabras clave:
Identidade Docente, Seminários de Formação, Professores da EJAResumen
Este artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.