Horta na escola: o ensino de química a partir da produção de adubo orgânico
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.81.13-21Palabras clave:
Composting;, chemical elements;, school garden.Resumen
Resumo
O presente artigo relata uma abordagem dos conteúdos de funções inorgânicas, através da produção de adubo orgânico em laboratório, utilizando como matéria-prima os resíduos descartados na escola, que podem atuar como fontes de nutrientes para o tratamento de solos inférteis. Em contrapartida ao modelo tradicional, o ensino de química deve trazer aos estudantes a compreensão dos fenômenos químicos e transformações que os cercam, tornando-os cidadãos capazes de intervir e melhorar o ambiente a sua volta. Este estudo tem como objetivo desenvolver no aluno pró-atividade, competências e habilidades para a pesquisa alinhada à prática escolar, assim como a compreensão de como ocorrem determinados processos químicos na natureza. A proposta de ensino voltada para pesquisa foi aplicada a estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita, em Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul). A primeira etapa abordou aspectos teóricos, pesquisas e determinação de locais estratégicos para execução das atividades práticas. Na segunda, iniciou-se construção de uma horta, da coleta de resíduos e a produção do adubo orgânico; e na terceira, foram realizadas as validações dos resultados obtidos. Observou-se o auxílio mútuo entre os discentes nas atividades experimentais, além do desenvolvimento da capacidade de intervenção, quando necessária, na busca por melhores resultados. Foi possível perceber uma mudança positiva em relação aos resíduos descartados, tais como cascas de batata, banana, ovo e também erva-mate, na escola, onde os estudantes com total autonomia, compartilharam entre si, informações observadas no estudo.
Palavras-chave: Compostagem; elementos químicos; horta na escola.
Abstract
Veggie Garden at school: chemistry teaching from organic fertilizer production
This article reports an approach to the contents of inorganic functions, through the production of organic fertilizer in the laboratory, through the use of waste material discarded at school, which can function as sources of macro and micronutrients for enrichment and treatment of infertile soils. In contrast to the traditional model, teaching chemistry should bring the student an understanding of the chemical phenomena and transformations that surround them, making them citizens capable of intervening and improving the environment around them. This study aims to develop in the student proactivity, skills and abilities for research aligned to school practice, as well as the understanding of how certain chemical processes take place in nature. The teaching proposal for research was applied to students at Santa Rita State School of Basic Education in Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul). The first stage covered theoretical aspects, research and determination of strategic locations for carrying out practical activities. In the second, the construction of a vegetable garden began, the collection of residues and the production of organic fertilizer, and in the third, the validations of the results obtained were carried out. It was observed the mutual help among the students in experimental activities, in addition to the development of intervention capacity, when necessary, in the search for better results. It was possible to notice a positive change in relation to the discarded garbage, such as banana and potatoes peels, egg shells and also tea herbs, at school, where students with full autonomy shared with each other the observed information in the study.
Keywords: Composting; chemical elements; school garden.
Resumen
Huerta en la escuela: la enseñanza de química a partir de la producción de abono orgánico
El presente artículo relata un abordaje de los contenidos de funciones inorgánicas, a través de la producción de abono orgánico en laboratorio, utilizando como materia prima los residuos descartados en la escuela, que pueden servir como fuentes de macro y micronutrientes para enriquecimiento y tratamiento de suelos infértiles. En contrapartida al modelo tradicional, la enseñanza de química debe ofrecer a los estudiantes la comprensión de los fenómenos químicos y de las transformaciones que los rodean, convirtiéndolos en ciudadanos capaces de intervenir y mejorar el ambiente alrededor. Este estudio tiene como objetivo desarrollar en el alumno proactividad, competencias y habilidades investigativas alineadas a la práctica escolar, así como la comprensión de como ocurren determinados procesos químicos en la naturaleza. La propuesta de enseñanza destinada a la investigación fue aplicada a estudiantes de la Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita, en Nova Santa Rita (Rio Grande do Sul). La primera etapa abordó aspectos teóricos, investigaciones y determinación de locales estratégicos para la realización de las actividades prácticas. En la segunda, se inició la construcción de una huerta, la recolección de residuos y la producción del abono orgánico, y, en la tercera, fueron realizadas las validaciones de los resultados obtenidos. Se observó el auxilio mutuo entre los discentes en las actividades experimentales para las medidas de pH, demostrando preocupación con los resultados obtenidos, además de la capacidad de intervención, cuando necesaria, en la búsqueda de una alteración de los datos obtenidos. Fue posible percibir un cambio positivo con relación a los residuos descartados en la escuela, tales como cáscaras de papa, plátano, huevo y también yerba mate, y los estudiantes, con total autonomía, compartieron informaciones observadas en el estudio.
Palabras clave: Compostaje; elementos químicos; huerta en la escuela.
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