Da literatura ao audiovisual: as práticas do fandom de Once upon a time na cultura da convergência

Autores/as

  • Juliane Vicente e Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Fani Averbuh Tesseler Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.303-309

Palabras clave:

Éra se una vez;, estudios de acogida;, estudios culturales;, fandom;, cultura de convergencia.

Resumen

Resumo

 

Este artigo objetiva investigar as práticas de fãs brasileiros do seriado norte-americano Once upon a time ao analisar os posicionamentos destes em favor do cancelamento da série por meio da hashtag #cancelouat e a continuidade de produção de fãs através da ficção nas plataformas de fanfic Spirit fanfiction e wattpad. Procura-se considerar, no universo de fãs, o ambiente virtual como um espaço de produção, colaboração e criação. Busca, com a observação dos ambientes virtuais, investigar como as práticas de participação se relacionam com as tecnologias do imaginário aqui exemplificadas pela Literatura e o campo Audiovisual. Tem como arcabouço teórico os estudos culturais com base na bibliografia de Canclini (1997) e os estudos de recepção de Jacks e Toaldo (2017), discutindo a cultura da convergência de Jenkins, (2009). Assim, tal estudo parte da percepção das práticas enquanto processo de resistências, compartilhamento e produção de conteúdos e objetos de mídia, considerando o estudo de culturas de fãs um esforço interdisciplinar que tem como conclusão primária as práticas do fandom cada vez mais pautadas no ambiente digital e ressignificadas pela participação dos sujeitos na constituição das narrativas.

 

Palavras-chave: Once upon a time; estudos de recepção; estudos culturais; fandom; cultura da convergência.

 

 

Abstract

 

This article aims to investigate the north american series Once upon a time brazilian fans practices  from a case study, up to analise their  positions about the serie cancellation through a hashtag #cancelouat and  the  continuity of the fans production through out fiction at the Spirit Fanfiction e Wattpad platforms.. It searches to consider the virtual environment at the fans universe as a production, colaboration and creation space. It aimed to investigate how  the participation practices  are related to imaginary tecnologies samples here as Literature and Audio visual field. This work has as a theoritic framework the cultural studies based on Canclini´s (1997) bibliography and the reception studies from Jackins  and Toaldo (2017), discussing the  Jenkins convergency culture (2009). So, the study comes from the practices perceptions while a resistance, sharing and contents production and objects process  from mídia, considering  the fans cultural  studies a interdisciplinar effort  which has as a primary conclusion  the fandon practices more and more done at a digital environment and re-meaningly  itself through the people participation  at the narratives constitution.

 

Key words: Once upon a Time; reception studies; cultural studies; fandom; convergency culture;

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo investigar las prácticas de los fans brasileños de la serie norteamericana Once upon a time a partir de un caso de estudio, hasta analizar sus posiciones sobre la cancelación de la serie a través de hashtag #cancelouat  y sobre la continuidad de la producción de  a través de la ficción en el Spirit Fanfiction y plataformas Wattpad. Busca considerar el entorno virtual del universo de fans como un espacio de producción, colaboración y creación. Tuvo como objetivo investigar cómo las prácticas de participación se relacionan con muestras de tecnologías imaginarias  como el campo de la literatura y el audiovisual. Este trabajo tiene como marco teórico los estudios culturales basados ​​en la bibliografía de Canclini (1997) y los estudios de recepción de Jackins y Toaldo (2017), discutiendo la cultura de la convergencia de Jenkins (2009). Así, el estudio parte de las percepciones de las prácticas mientras un proceso de resistencia, intercambio y producción de contenidos y objetos de mídia, considerando a los aficionados de los estudios culturales como un esfuerzo interdisciplinar que tiene como conclusión primaria las prácticas fandon cada vez más realizadas en un entorno digital y re -en sentido propio a través de la participación del pueblo en la constitución de las narrativas.

 

Palabras clave: Éra se una vez; estudios de acogida; estudios culturales; fandom; cultura de convergencia.

 

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Biografía del autor/a

Juliane Vicente e Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

http://lattes.cnpq.br/3735994674892897

Fani Averbuh Tesseler , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

http://lattes.cnpq.br/5641400654621228

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Vicente e Lopes, J. ., & Averbuh Tesseler , F. . (2021). Da literatura ao audiovisual: as práticas do fandom de Once upon a time na cultura da convergência. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 7(3), 303–309. https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.303-309