Utilização de geotecnologias para anílise de uso da terra no PA Matupi, Amazonas

Autores

  • Rodrigo Nascimento CORREIA Universidade Federal do Amazonas
  • Matheus Lucas Maciel LEAL Fundação Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0002-8098-7612
  • Viviane Vidal DA SILVA Universidade Federal do Amazonas
  • Tatiana Acácio DA SILVA Universidade Federal do Amazonas
  • Wanessa Monteiro FERNANDES Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.41.107-118

Palavras-chave:

assentamentos rurais, amazônia, geociências

Resumo

Os assentamentos rurais estão entre as principais variáveis relacionadas a devastação da Amazônia Legal, principalmente em função da prática da atividade pecuária.  Esse cenário tem sido estudado por diferentes áreas como biologia, ciências sociais e geociências. Este artigo objetiva analisar e quantificar o uso e ocupação da terra no Projeto de Assentamento Matupi, localizado na mesorregião do Sul Amazonense, no município de Manicoré/AM. Foram delimitadas como classes de uso da terra para este estudo: Floresta, Pastagem abandonada e Pastagem. Utilizou-se uma cena do satélite Landsat-8 sensor OLI, e com o auxílio do software de Sistema de Informações Geográficas (SIG), QGIS 2.8.1, obteve-se a classificação digital da cena da área em estudo, gerando como produto um mapa temático. Verifica-se que 42,35% da área total do assentamento é composta por Floresta, 23,43% de Pastagem abandonada e 34,22% de Pastagem. Desta forma, pode-se concluir que esta localidade apresenta alto índice de desmatamento, o qual se deve a predominância das classes de Pastagem, que totalizam 57,65% da área total do assentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nascimento CORREIA, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Engenharia Ambiental no Instituto de Educacao, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM

Matheus Lucas Maciel LEAL, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui Graduação no curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Vale do Rio Madeira (CVRM), Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental com ênfase em Geociências aplicado a Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desflorestamento, Uso da terra, Desenvolvimento sustentável e Sistema de informação geográfica.

Viviane Vidal DA SILVA, Universidade Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP (2012), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ IEAA-UFAM. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de paisagem, assentamentos rurais e sistema de informação geográfica. Também atua na área de Educação e Educação Ambiental.

Tatiana Acácio DA SILVA, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Amazoans

Wanessa Monteiro FERNANDES, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Amazonas

Referências

CÂMARA, G. et al. Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica. Divisão de Processamento de Imagens. Rio de Janeiro, Escola de Computação, 1996.

CARDOSO, C. A. L.; FARIA, F. S. R. O uso do geoprocessamento na análise ambiental como subsídio para a indicação de áreas favoráveis a criação de unidade de conservação para o uso sustentável do minhocuçu Rhinodrilus alatus. E-Scientia, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 26, Agosto. 2010.

DINIZ, M. B. et al. Causas do desmatamento da Amazônia: uma aplicação do teste de causalidade de Granger acerca das principais fontes de desmatamento nos municípios da Amazônia Legal brasileira. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 19, n.1, p.121-151, 2009.

FEARNSIDE, P.M. Land-tenure issues as factors in environmental destruction in Brazilian Amazonia: the case of southern Pará, World Development, Oxford, v.29, n.8, p.1361-1372, August, 2001.

GIRARDI, E.P.; FERNANDES, B.M. A luta pela terra e a política de assentamentos rurais no Brasil: a reforma agrária conservadora. Agrária, São Paulo, n. 8, p. 73-98, jan./jun. 2008.

PONZONI, F. J.; REZENDE, A. C. P. Influência da resolução espacial de imagens orbitais na identificação de elementos da paisagem em Altamira-PA. Revista Árvore, Viçosa, v. 26, n. 4, p.403-410, 2002.

SOARES, et al. Aplicação de técnica de fusão em imagens Landsat8/OLI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO, 2015, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: INPE 2015. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/files/p0944.pdf>. Acesso em: 12 maio 2016.

WALKER, R.T.; MORAN, E.; ANSELIN, L. Deforestation and cattle ranching in the Brazilian Amazon: external capital and household process. World Development, Oxford, v.28, n.4, p.683-699, April, 2000.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

CORREIA, R. N., LEAL, M. L. M., DA SILVA, V. V., DA SILVA, T. A., & FERNANDES, W. M. (2018). Utilização de geotecnologias para anílise de uso da terra no PA Matupi, Amazonas. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 4(1), 107–118. https://doi.org/10.21674/2448-0479.41.107-118

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS