Projeto Ítaca: por um saber sobre drogas a partir do campo educacional

Autores

  • Douglas Casarotto de OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Carlos CORRÊA Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.52.160-169

Palavras-chave:

redução de danos, educação, saúde, drogas

Resumo

Este artigo trata de apresentar e problematizar a experiência do Projeto Ítaca Escola de Redução (ERD), onde tem sido possível desenvolver um processo de experimentação e invenção de uma perspectiva educacional sobre o campo das drogas que emerge dos saberes oriundos das práticas dos redutores de danos do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se um recorte de tal experiência, que o ocorreu entre os anos de 2013 e 2015. Como método a apresentação deste percurso, dois momentos foram traçados. Num primeiro, realizou-se uma genealogia do projeto Ítaca, apontando suas proveniências e momento de sua emergência num cenário de transição da Redução de Danos. Num segundo momento, a partir de um olhar cartográfico apresentamos alguns pontos de aprendizado a partir das práticas da Ítaca ERD, apontando para um movimento de atualização da Redução de Danos (RD), a qual se dá a partir das pessoas envolvidas com a RD, na articulação da noção de RD com outros dispositivos do SUS e da reconfiguração da noção de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAREMBLITT, Gregório. Compêndio de análise institucional e outras cor-rentes: teoria e prática. 6 ed. Belo Horizonte: Instituto Felix Guattari , 2012.

BRASIL. A política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuá-rios de Álcool e Outras Drogas. Brasília, 2003.

_____. Ministério da Saúde. Humanizasus: política nacional de humaniza-ção: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4ª. ed. Brasí-lia, 2008.

CORRÊA, Guilherme Carlos. Oficina: novos territórios em educação. In: PEY, Maria Oly. Pedagogia Libertária – experiências hoje. São Paulo: Imaginário. 2000.

_____. “Escola-droga”. Verve, São Paulo, Nu-Sol/PEPG-Ciências Sociais PUC SP, n. 1, 2002, pp. 165 – 181.

_____O cuidado com a verdade: drogas e educação para além do bem e do mal. Programa de Licenciaturas-PROLICEN. 2005.

_____. Drogas para além do bem e do mal; In: SANTOS, Loiva M. (org) Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre/RS Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 19ª Ed. São Paulo: Graal, 2004.

OLIVEIRA, Douglas C. Uma genealogia do jovem usuário de crack: mídia, justiça, saúde, educação. UFSM/Santa Maria, 2009 (Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para obtenção do título mestre em educação).

_____ e DIAS, Mariana H. Os jovens usuários de crack e a rede de cuidados: problematizações a partir de uma experiência; In: SANTOS, Loiva M. (org) Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre/RS Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

_____; VAN DER SAND, A,; MORCELLI. A; HEINRICH, J. Cia do Recomeço: a constituição de um Centro de Atenção Psicossocial e a indissociabilidade entre gestão, atenção e formação. In: PINHEIRO, R; SILVA, F; LOPES, T; SILVA JUNIOR, A. Experenci(ações) e práticas de apoio no SUS: integralidade, áreas programáticas e democracia institucional. LAPPIS, 2014.

SILVA, Flávia Costa. Redução de Danos: campo de possibilidades para práticas não proibicionistas em saúde. In: SANTOS, Loiva M. (org) Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre/RS Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

_____. Percurso da noção de drogas em educação: por uma problematização do proibicionismo. UFSM/Santa Maria 2010 (Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para obtenção do título mestre em educação).

PORAZZI, Alexandra R., A História de um Acompanhamento Terapêutico, trabalho final da 5ª edição do curso de Acompanhamento Terapêutico pro-movido pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, 2010.

_____. Projeto Ítaca: estratégias educacionais para a abordagem da questão das drogas. UFSMSanta Maria, 2014 (Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para obtenção do título de mestre em educação).

MAGALHÃES. Cláudia V. E. A Potencialização da Clínica Ampliada na Política HIV/AIDS/Programa Redução de Danos. 2009 (monografia de especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental. Transformações Contemporâneas do Desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

SOUZA, Tadeu. P. Redução de danos no Brasil: a clínica e o movimento. 116 f.Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós Graduação em Psicologia, UFF, Niterói, 2007.

_____. A Norma da Abstinência e o Dispositivo “drogas”: Direitos univer-sais em territórios marginais de produção de saúde (perspectivas de redu-ção de danos. 317 f.Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Pós graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ci-ências Médicas, UNICAMP, Campinas 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

OLIVEIRA, D. C. de, & CORRÊA, G. C. (2019). Projeto Ítaca: por um saber sobre drogas a partir do campo educacional. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 5(2), 160–169. https://doi.org/10.21674/2448-0479.52.160-169

Edição

Seção

N. Especial: Ciências Humanas e Sociais