Análise da taxa de cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Porto Alegre de 2002 a 2015

Autores

  • Carolina Charão da SILVA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Vania Roseli Correa de MELLO Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Daniel Dall'Igna ECKER Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-5522-2231

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.52.113-127

Palavras-chave:

saúde mental, atenção psicossocial, centro de atenção psicossocial, CAPS, sistema único de saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a taxa de cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Em um recorte do período de 2002 a 2015, analisa-se as taxas, refletindo sobre a expansão da rede de saúde mental no município. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica de livre acesso, foram consultados os sítios eletrônicos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PMPA), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir desses, foi construída uma série histórica onde se pode acompanhar a evolução dos tipos de CAPS, a taxa e o indicador de cobertura no município. Através dos resultados constatou-se que o município de Porto Alegre apresenta, atualmente, uma taxa de cobertura de 0,68 que, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, é considerada uma boa cobertura. A análise contextualizada desse indicador proporciona ao gestor da saúde subsídios valiosos para o planejamento de ações orientando, por conseguinte, futuros investimentos na área de saúde mental que se fazem necessários para garantir acesso e atendimento da população e a efetivação de uma política pública.

Veja comentários no vídeo do youtube da Revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Charão da SILVA, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Administração em Sistemas e Serviços de Saúde na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Residente de Saúde Mental Coleva Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vania Roseli Correa de MELLO, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2016), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2002) e Especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Servidora Pública na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) de 1987 a 2005 e na Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul de 2005 a 2013. Atualmente é Professora Adjunta, área de Saúde Coletiva, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde e de Saúde Mental, Atenção e Gestão do SUS, Política Nacional de Humanização, Participação e Controle Social na Saúde.

Daniel Dall'Igna ECKER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutorando em Psicologia Social e Institucional (bolsista CAPES) na UFRGS, realizando período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018-2019). Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013) teve experiência como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET/MEC (2006-2010), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011-2013) trabalhando em atividades de ensino, projetos de pesquisa e de extensão. Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional, no mesmo período. Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na área das Ciências Humanas, desde 2017. Revisor de Periódicos e Coorientador de alunas(os) de graduação. Tem experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Institucional e Psicologia Clínica, principalmente, nos seguintes temas: Formação em Psicologia, Políticas Públicas, Direitos Sociais, Assistência Social e Educação, Drogas e Redução de Danos, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e dispositivos clínicos na Atenção Psicossocial. Participou da escrita de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, vários destes disponíveis on-line

Referências

AFONSO, J. R. R.; ARAUJO, E. A. Cresceu a carga tributária em 2003. Nota Técnica, 4 de maio de 2004.

AMARANTE, P. Saúde mental e a atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

ARAÚJO, E. A. Análise das Contribuições Sociais no Brasil, 2005. Nota Técnica, outubro de 2005.

AROUCA, S. Reforma Sanitária. São Paulo: Fundação Oswaldo Cruz, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 322 de 8 de maio de 2003. Aprova diretrizes acerca da aplicação da emenda constitucional n.º 29/2000. (ementa elaborada pela biblioteca/MS). Com indexação da aprovação, diretrizes para o planejamento em saúde, recursos financeiros, ações de saúde, serviços de saúde.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Saúde. SAS/DAPES. Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Saúde Mental em Dados - 11, Ano VII, nº 11, outubro de 2012. Brasília, 2012. Informativo eletrônico de dados sobre a Política Nacional de Saúde Mental. 36p.

BRASIL. Ministério da Saúde. SAS/DAPES. Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Saúde Mental em Dados – 12, Ano 10, nº 12, agosto de 2015. Brasília, 2015. Informativo eletrônico de dados sobre a Política Nacional de Saúde Mental. 48p.

BRASIL. Lei n.º 10.216 de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil – Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos Depois de Caracas. Brasília, 07 a 10 de novembro de 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Atenção à Saúde. Legislação em saúde mental: 1990-2004. 5. ed. ampl. Brasília: 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE). Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à conferência regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília: OPAS, 2005. 56 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Terminologia básica em saúde. Brasília: Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1985.

BRASIL. Ministério da Saúde. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. A reestruturação da atenção em saúde no Brasil. In: II CONFERÊNCIA NACIONAL EM SAÚDE MENTAL, 2.,1994. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Série F. Comunicação e Educação em Saúde. Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 189 de 19 novembro de 1991. Aprova os grupos e procedimentos da tabela do SIH-SUS, na área de saúde mental e das outras providencias. (ementa elaborada pela CDI/MS).

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 106 de 11 de fevereiro de 2000. Dispõe sobre a criação dos serviços residenciais terapêuticos em saúde mental, no âmbito do sistema único de saúde, para o atendimento ao portador de transtornos mentais.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 251 de 31 de janeiro de 2002. Estabelece, na forma do anexo desta portaria, as diretrizes e normas para a regulamentação da assistência hospitalar em psiquiatria no Sistema Único de Saúde-SUS.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 336 de 19 de fevereiro de 2002. Estabelece que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, II, III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional.

BRASIL. Portaria n.º 204 de 29 de janeiro de 2007. Dispõe da regulamentação do financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento, com o respectivo monitoramento e controle.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 854 de 22 de outubro de 2012. Altera, na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde atributos dos procedimentos, a partir da competência Outubro de 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: As Novas Fronteiras da Reforma Psiquiátrica. Relatório de gestão 2007-2010, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Brasília: CNES, 2015.

BRASIL. Lei n.º 9.755 de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre a criação de "homepage" na "Internet", pelo Tribunal de Contas da União, para divulgação dos dados e informações que especifica, e dá outras providências.

BRASIL. Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. Dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo.

BRASIL. Nota Técnica Pacto pela Saúde 2010/2011. 03 de novembro de 2009.

BRASIL. Nota Técnica sobre a RAAS/2012. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde.

CARVALHO, G. Gasto Público Municipal em Saúde, 2011.

CARVALHO, G; MEDEIROS, J. Redes de atenção à saúde no SUS: financiamento e alocações. In: SILVA, S. (Org) Redes de Atenção à Saúde no SUS: o pacto pela saúde e redes regionalizadas de ações de serviços de saúde. pp 137-148. Campinas-SP: IDISA: CONASEMS, 2008.

CORREA M. V. C., SANTOS V. M. privatização da saúde via novos modelos de gestão: organizações sociais (OSS) em questão. In: A mercantilização da saúde em debate: as Organizações Sociais no Rio de Janeiro / Organizadoras, Maria Inês Souza Bravo, Maria de Fátima Siliansky Andreazzi, Juliana Souza Bravo de Menezes, Joseane Barbosa de Lima, Rodriane de Oliveira Souza. – 1 ed. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2015. 120 p.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAIN, S. Os vários mundos do financiamento da Saúde no Brasil: uma tentativa de integração. In: Ciência & Saúde Coletiva, 12 (Sup): 1851-1864, 2007.

ECKER, D. D.; TORRES, S. Relato de experiência no programa PIM-PIA: políticas públicas e primeira infância. Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, jul./dez. 2015.

FAVERET, A. C. de S. C. A vinculação constitucional de recursos para saúde: avanços, entraves e perspectivas. In: Ciência & Saúde Coletiva, v.8, n.2, Rio de Janeiro.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, F. H. M. A. O Sistema de Alocação de Recursos do SUS aos Centros de Atenção Psicossocial: implicações com a proposta de atuação dos serviços substitutivos. Dissertação de mestrado apresentada a Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2004.

FREIRE, F. H. M. A. Cartografia do financiamento em saúde mental: modelagens na Rede de Atenção Psicossocial na relação do cuidado à loucura. Ministério da Saúde, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2012.

FURTADO, J. Pereira. Avaliação da Situação Atual dos Serviços Residenciais Terapêuticos no SUS, Ciência & Saúde Coletiva, 11 (3):785-795, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

Governo do Estado de Santa Catarina. Secretaria da Saúde. Pacto pela Vida.

IBGE. Infográficos: Dados gerais do município de Porto Alegre (RS).

LACERDA, A. Sampaio. Relatório Final. In: VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, 1992, [Brasília].

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

MAYRING, P. H. Einführung in die qualitative Sozialforschung. In: FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa social qualitativa. 5ªed. Weinheim: Beltz, 2002.

MARCONI, M. LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001.p. 43-44.

MÉDICI, A. Breves Considerações sobre a Relação entre Financiamento da Saúde e Direito Sanitário no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

MÉDICI, A. Aspectos Teóricos e Conceituais do Financiamento das Políticas de Saúde. In: PIOLA, S.F; VIANNA, S.M. (Org) Economia da Saúde: conceito e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, 2002.

MELLO, V. Estratégias de Humanização do cuidado em Saúde Mental: cartografando as intervenções de apoiadores institucionais. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009.

MERHY, E. E.; FEUERWERKER, L. M. Atenção Domiciliar: medicalização e substitutividade. 2007.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 269p.

NOMURA F. H.; GAIDZINSKI R. R. Rotatividade da equipe de enfermagem: estudo em hospital-escola. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 13, n. 5, setembro-outubro, 2005, pp. 648-653 USP, São Paulo, Brasil.

PAIM, J. A. Saúde Mental. Revista Luta Médica. Bahia, 2012, p. 5-12, jun-set.

PIOLA, S. F; VIANNA, S. M. (Org) Economia da Saúde: conceito e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, 2002.

PORTO, S. M.; UGA, M. A. D.; MOREIRA, R. da S. Uma análise da utilização de serviços de saúde por sistema de financiamento: Brasil 1998 -2008. Ciênc. Saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.9, p. 3795-3806.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Os bairros criados por lei. Porto Alegre, 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Equipe da SMS. 2015.

SARACENO, B. Libertando Identidades: da reabilitação psicossocial a cidadania possível. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia, Te Corá, Rio de Janeiro, 2001.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico, São Paulo; Cortez, 2004.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Organizadora da III CNSM. Relatório Final da III Conferência Nacional de Saúde Mental. Brasília, 11 a 15 de dezembro de 2001. Brasília: Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, 2002, 213 p.

YASUI, S. Rupturas e Encontros: Desafios da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

SILVA, C. C. da, MELLO, V. R. C. de, & ECKER, D. D. (2019). Análise da taxa de cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Porto Alegre de 2002 a 2015. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 5(2), 113–127. https://doi.org/10.21674/2448-0479.52.113-127

Edição

Seção

N. Especial: Ciências Humanas e Sociais