Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.

  • Aline Barbosa CASSINELLI Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Fábio Luís MACIEL Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Juliana FRONZA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Joséli SCHWANBACH Universidade Caxias do Sul
Palavras-chave: controle alternativo, óleos essenciais, hortaliças, inibição fúngica

Resumo

O fungo Thielaviopsis basicola (Berk. & Br.) Ferr é responsável por grandes perdas econômicas em diversas culturas agrícolas. O uso de óleos essenciais é uma técnica de controle alternativo de doenças fitopatogênicas. Este trabalho teve por objetivo caracterizar os compostos bioquímicos de óleos essenciais extraídos de folhas de Eugenia uniflora L (Pitanga) e Psidium cattleianum ‘Sabine (Araçá Vermelho) e avaliar se concentrações crescentes desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento do fitopatógeno T. basicola. A caracterização dos compostos bioquímicos ocorreu pela análise em GC/MS em cromatógrafo gasoso. Para o teste in vitro foram utilizadas concentrações de 0,1%, 1,0% e 1,5% de cada óleo essencial extraído, sendo este diluído em meio BDA mantendo-se um tratamento controle (ausência dos óleos essenciais). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. As placas foram incubadas por 19 dias à 25°C. As avaliações foram realizadas através de medições dos diâmetros das colônias. Verificou-se inibição de crescimento do fungo nas concentrações de 1,0% e 1,5% para ambos os óleos testados. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que shiobunona e espatulenol são os compostos bioquímicos com maiores concetrações em óleo essencial de folhas de E. uniflora, enquanto 1.8-cineol é o composto bioquímico com maior concetração em óleo essencial de folhas de P. cattleianum. Ainda, os resultados obtidos confirmam a eficácia dos óleos essenciais no controle do crescimento de T. basicola, onde concentrações crescente desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento desse fungo.

Biografia do Autor

Fábio Luís MACIEL, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001)

Juliana FRONZA, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Matemática Aplicada, na área de Biomatemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Joséli SCHWANBACH, Universidade Caxias do Sul

Doutorado em Biologia Celular e Molecular, UFRGS

Publicado
2019-12-10
Como Citar
CASSINELLI, A. B., MACIEL, F. L., FRONZA, J., & SCHWANBACH, J. (2019). Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 5(3), 250-256. https://doi.org/10.21674/2448-0479.53.250-256
Seção
ARTIGOS INÉDITOS