Benefícios do Mindfulness para a aprendizagem
uma revisão bibliográfica
Resumo
O presente artigo tem como tema os benefícios do Mindfulness para o desenvolvimento de crianças no contexto escolar. Nesse sentido, pretende-se refletir sobre a relação entre o Mindfulness e a aprendizagem, seus benefícios para o desenvolvimento integral de crianças. Para tanto, procurou-se identificar os benefícios que a prática do Mindfulness pode proporcionar quando praticada no contexto educacional, analisando pesquisas realizadas nas últimas duas décadas. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de cunho descritivo e exploratório. Os resultados evidenciam que esta temática tem sido bastante pesquisada, sendo abordada em muitas escolas e por muitos estudiosos. Muitos estudos comprovam e fundamentam melhoras significativas na saúde, na aprendizagem e nos relacionamentos entre os alunos após as práticas. Sendo assim, num contexto geral, fica claro que, praticar Mindfulness não auxilia somente para melhorias na aprendizagem, mas para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança.
Downloads
Referências
COTMAN, Carl W.; BERCHTOLD, Nicole C. Exercício: uma intervenção comportamental para melhorar a saúde do cérebro e plasticidade. Tendências em neurociências, v. 25, n. 6, p. 295-301, 2002.
COSENZA, Ramon M; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRIBARI, I; XAVIER, C. Maria Montessori. Coleção Educadores. Brasília, DF: Ministério da Educação : Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
DEMARZO, Marcelo; GARCIA-CAMPAYO, Javier. Manual prático de Mindfulness: curiosidade e aceitação. São Paulo: Palas Athena, 2015.
DEMARZO, Marcelo; GARCIA-CAMPAYO, Javier. ¿Qué sabemos del Mindfulness? Barcelona: Kairos, 2018.
GOLEMAN, Daniel. A arte da meditação. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
FÁBRICA, Joana. Prática de meditação nas escolas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Campus Universitário de Almada, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Instituto Jean Piaget, Almada, 2019. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30676/1/Joana%20F%c3%a1brica.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
FERREIRA, Amanda de Jesus Peixoto; CONFORT, Marilane Ferreira. As dificuldades de aprendizagem à luz da plasticidade cerebral. Anais do VII Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB. 7, fev. 2019. Disponível em: http://35.164.172.69/ojs302/index.php/simposio/article/view/1260. Acesso em: 06 maio 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENEZES, Carolina Baptista; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicol. cienc. Prof., Brasília, v. 29, n. 2, p. 276-289, jun. 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 abr. 2020.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,
REIS, Mónica Varandas. Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/10888/1/MONICAREIS_2017087_Mindfulness.pdf. Acesso em: 06 maio 2020.
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia Clínica. Curitiba: Juruá, 2015.
SIEGEL, Daniel J; BRYSON, Tina P. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar. São Paulo: Versos, 2015.
SIMÕES NETO, José de Caldas et al. Processos de plasticidades na aprendizagem do cérebro humano e sua relação com atividade física. Revista MotriSaúde, [S.l.], v. 1, n. 1, feb. 2019.
TEASDALE, John; WILLIAMS, Mark; SEGAL, Zindel. Manual prático de Mindfulness (Meditação da atenção plena): um programa de 8 semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional. São Paulo: Pensamento, 2019.
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica da UERGS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
§ 1º Os autores cedem à Revista da UERGS os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
§ 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
§ 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.