Benefícios do Mindfulness para a aprendizagem

uma revisão bibliográfica

  • Karin Cristine Marodin Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG)
  • Luciane Sippert Lanzanova Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS) https://orcid.org/0000-0002-3159-0061
  • Taiana Vanessa Rossi Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG)
Palavras-chave: Meditação. Contexto escolar. Desenvolvimento integral., Meditação, Contexto escolar, Desenvolvimento integral

Resumo

O presente artigo tem como tema os benefícios do Mindfulness para o desenvolvimento de crianças no contexto escolar. Nesse sentido, pretende-se refletir sobre a relação entre o Mindfulness e a aprendizagem, seus benefícios para o desenvolvimento integral de crianças. Para tanto, procurou-se identificar os benefícios que a prática do Mindfulness pode proporcionar quando praticada no contexto educacional, analisando pesquisas realizadas nas últimas duas décadas. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de cunho descritivo e exploratório. Os resultados evidenciam que esta temática tem sido bastante pesquisada, sendo abordada em muitas escolas e por muitos estudiosos. Muitos estudos comprovam e fundamentam melhoras significativas na saúde, na aprendizagem e nos relacionamentos entre os alunos após as práticas. Sendo assim, num contexto geral, fica claro que, praticar Mindfulness não auxilia somente para melhorias na aprendizagem, mas para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança. 

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Biografia do Autor

Karin Cristine Marodin, Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG)

CV: http://lattes.cnpq.br/8609094926001105 

Luciane Sippert Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do SUL (UERGS)
Taiana Vanessa Rossi, Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG)

http://lattes.cnpq.br/1238607156013984

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Publicado
2020-11-10
Como Citar
Marodin, K. C., Sippert-Lanzanova, L., & Rossi, T. V. (2020). Benefícios do Mindfulness para a aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(3), 216-223. https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.216-223
Seção
ARTIGOS INÉDITOS