Experiência de publicação

o caso da revista de letras da UERGS

Palavras-chave: Letras, Uergs, leitura, educação, multiculturalidade, leitores

Resumo

Esse texto objetiva apresentar a Revista “Letras na Uergs: letramentos, leituras e formação de leitores”, temáticas e posicionamentos de egressos dos Cursos de Graduação - Letras: Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (Licenciatura) e de Pós-Graduação - Teoria e prática na Formação de Leitores; bem como relatar o processo de sua editoração até o momento dessa apresentação, desvelando aspectos de “Leitura e educação” e de “Leitura e multiculturalidade”. A metodologia de construção seguiu os trâmites da Revista Eletrônica da Uergs, sistema Open Journal System, com cronograma iniciado em julho e culminado em dezembro de 2021. Seus resultados pretendem demonstrar que a formação ministrada pelos Cursos da Uergs une a responsabilidade com o desenvolvimento do conhecimento transformador à paixão de ler e de fomentar ações de formação de leitores, ressaltando a qualidade das pesquisas realizadas e a importância de ampliar seu alcance (nacional e internacional) via Revista Eletrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Martins da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Prof.ª Dr.ª Luciane Sippert Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000). Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdades Alternativas Santo Augusto (2013), Mestrado em Educação nas Ciências, área de Letras, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Doutorado em Letras, área Teorias do texto e do discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2017. Presidente do Corpo Editorial, da Revista FAISA OnLine – Uma alternativa para o conhecimento, nos anos de 2012 e 2013. Revisora Ad-Hoc da Revista Setrem, Qualis B, desde 2014. Participa do Grupo de Pesquisa “Linguagens e Culturas Educacionais”, que tem como Líder a Professora Dra. Magali Menti, na Linha de Pesquisa “A competência comunicacional dos acadêmicos da UERGS e a influência desta no desempenho universitário.”, na qual coordena o Projeto de Pesquisa Inicie/Uergs “Letramento Acadêmico: um estudo sobre os processos de referenciação em situações interativas na escrita, na perspectiva da Linguística Textual e Linguística Sistêmico Funcional (LSF)”; participa como colaboradora nos Projetos: “A Linguística Sistêmico-Funcional e a Escrita/Reescrita Acadêmica”, coordenado pela professora Dra. Lucia Rottava e “Quintanares: preferência de leitura dos alunos da educação básica das redes estadual e municipal da Região Metropolitana de Porto Alegre”, coordenado pela Professora Dra. Ana Maria Accorsi. Coordena o Projeto de Extensão “Jornal do Campus Regional IV: espaço de divulgação e aprendizagens na UERGS” e o Projeto “Pedagogias da igualdade: reescrevendo histórias de vidas nas Missões”. Atualmente é professora assistente de Língua Portuguesa da UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, língua e ensino, leitura, relação texto e gramática, produção textual, letramento, linguagem e crenças no ensino de Língua Portuguesa, formação de professores, planejamento, avaliação, pesquisa em educação e metodologia da pesquisa.

Me. Mamadú Mutaro Embaló, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Referências

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/RS. COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR. Deliberação nº 337/2021. Processo UERGS nº 21/1950-0000396-1. Reconhece, por 5 anos, o Curso de Licenciatura em Letras, desenvolvido na Unidade em Porto Alegre, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Determina providência. 2021.
Publicado
2021-12-29
Como Citar
Martins da Silva, A. C., Sippert Lanzanova, L., & Emboló, M. M. (2021). Experiência de publicação. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 7(3), 223-232. https://doi.org/10.21674/2448-0479.73.223-232