Programa Brasil alfabetizado: uma análise à luz da teoria dos múltiplos fluxos de Kingdon
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.22-31Palavras-chave:
Programa Brasil alfabetizado, política pública, educação.Resumo
O presente trabalho busca analisar o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) à luz da Teoria dos Múltiplos Fluxos de Kingdon (2003), procurando verificar como este programa se estrutura e vem passando por modificações ao longo da sua oferta. Para isso, metodologicamente, adota-se uma pesquisa qualitativa descritiva fazendo-se uso de análise documental por meio da legislação que regula o PBA. Foram selecionados o Decreto nº 6.093 e a Resolução nº 32 devido aos dados disponibilizados serem os mais recentes no momento de execução da pesquisa. Como resultados, pode-se perceber que, a partir da teoria adotada para análise, abordando as questões referentes ao fluxo dos problemas, ao fluxo das alternativas e soluções e ao fluxo político, foi possível verificar as condições prévias para a instituição do PBA e como ele se estrutura. Quanto aos processos de modificação, a análise foi limitada, visto que a Teoria dos Múltiplos Fluxos se destaca mais especificamente na parte de preconcepção de políticas públicas.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 6.093 de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6093.htm>. Acesso em: 20/03/2020
BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 32 de 1º de julho de 2011. Estabelece orientações, critérios e procedimentos relativos à transferência automática a estados, municípios e ao Distrito Federal dos recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8465-resolucacao-32-010711-brasilalfabetizado-pdf&category_slug=julho-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20/03/2020.
BRASIL. Decreto 4.834, de 8 de setembro de 2003. Cria o Programa Brasil Alfabetizado, institui a Comissão Nacional de Alfabetização e a Medalha Paulo Freire, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4834.htm> Acesso em: 20/03/2020
BRASIL. Decreto 5.475, de 22 de junho de 2005. Altera a denominação e o objetivo da Comissão Nacional de Alfabetização, instituída pelo Decreto nº 4.834, de 8 de setembro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5475.htm> Acesso em: 20/03/2020.
CAPELLA, A. C. N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. In: HOCHMAN, G. et al. (Org.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. p. 87-121.
CENSO DEMOGRÁFICO 2000. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=7154>. Acesso em: mar. 2020.
CUNILL-GRAU, N. La intersectorialidad en las nuevas políticas sociales. Un acercamiento analítico-conceptual. Gestión y Política Pública, v. XXIII, 2014.
HÖFLING, E. M. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Caderno CEDES, v.21, n.55, Campinas, 2001.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2009.
GOTTEMS, L. B. D. et al. O modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon na análise de políticas de saúde: aplicabilidades, contribuições e limites. Saúde e Sociedade, v. 22, n. 2, p. 511-520, 2013.
KINGDON, J. W. Agendas, alternatives and public policies. 2nd ed. Ann Arbor: University of Michigan, 2003.
OLIVEIRA, D.A. de. A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização. In: Linhas Críticas: revista da Faculdade de Educação – UnB. V. 11, n. 20, jan/jun. 2005. p. 27-40.
PROGRAMA Brasil Alfabetizado. Brasília – DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-brasil-alfabetizado. Acessado em: 15/03/2020.
PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. PNAD contínua: Educação: 2018. Rio de Janeiro. 2019. 12p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf. Acesso em: 15/03/2020.
ROSTAS, Guilherme Ribeiro. A precarização social do trabalho no IFSul a partir das mutações ocorridas na carreira docente EBTT. Pelotas: UCPel, 2018. 188 f. Tese, Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.