A integração entre ensino, pesquisa e extensão na percepção de estudantes e nos Projetos Pedagógicos de Curso da Uergs

  • Guilherme Kunde Braunstein Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Projeto pedagógico de curso, educação científica, extensão universitária, análise documental.

Resumo

De acordo com a Constituição Federal, espera-se das instituições de ensino superior o atendimento de modo indissociável de questões relativas a ensino, pesquisa e extensão. Nos cursos de graduação universitária, o documento responsável pela proposição das estruturas do curso e do qual se espera a informação quanto aos meios de prover aos estudantes tais articulações são os projetos pedagógicos de curso (PPCs). Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar, através da análise de cinco PPCs de cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e de entrevistas a seus graduandos, informações sobre as articulações entre pesquisa, ensino e extensão nesses cursos. Como resultado, foi possível perceber que, apesar de os graduandos ingressarem cedo nas pesquisas em suas áreas, os PPCs apresentam fragilidades internas em termos de explicações de como viabilizar essa integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ Acesso em: 28/04/23

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasil, 2019.

BRASIL. Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Versão LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Brasil, 1996.

BRUNER, J. S. Actos de Significação. Lisboa: Edições 70, 2008.

BRUNER, J. Fabricando histórias: direito, literatura, vida. São Paulo: Letra e Voz, 2014.

CONAES. Resolução no01 de 17 de junho de 2010. Versão Resolução no01 de 17 de junho de 2010. Brasilia, Brasil, 2010.

DESCARTES, R. Discurso do método. Porto Alegre: L&PM Editores, 2009.

FEYERABEND, P. A ciência em uma sociedade livre. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

KUHN, T. O caminho desde a estrutura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

LAUDAN, L. et al. Mudança científica: modelos filosóficos e pesquisa histórica. Estudos Avançados, v. 7, n. 19, p. 7–89, 1993.

LAUDAN, L. O progresso e seus problemas: rumo a uma teoria do desenvolvimento científico. São Paulo: Unesp, 2011.

MACHADO, S.; CORTES, C.; ALMADA, R. Currículo Mínimo Versus Diretrizes Nacionais De Curso: Caminhos Divergentes Na Formação Dos Profissionais Da Química. Química Nova, v. 46, n. 1, p. 126–130, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170944 Acesso em 28/04/23

MARCUM, J. A. Experimentation and Theory Choice: Is Thrombin an Enzyme?. Perspectives on Science, v. 4, n. 4, p. 434–462, 1996. Disponivel em: https://doi.org/10.1162/posc_a_00514 Acesso em 28/04/23

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. ijuí: editora Unijuí, 2016.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa. Campinas: Papirus, 2004.

PERRENOUD, P. Construindo as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SEIXAS, P. S. et al. As políticas sociais nos fundamentos dos projetos pedagógicos dos cursos de Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 437–446, 2016.

UERGS. Projeto Pedagógico: curso de bacharelado em Agronomia. Porto Alegre: Uergs, 2012a.

UERGS. Projeto Pedagógico: curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Porto Alegre: Uergs, 2012b.

UERGS. Projeto Pedagógico: curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Porto Alegre: Uergs, 2012c.

UERGS. Projeto pedagógico: curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Porto Alegre: Uergs, 2014a.

UERGS. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia. Porto Alegre: Uergs, 2014b.
Publicado
2023-12-31
Como Citar
BraunsteinG. K., & Del PinoJ. C. (2023). A integração entre ensino, pesquisa e extensão na percepção de estudantes e nos Projetos Pedagógicos de Curso da Uergs. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 9(3), 195-204. https://doi.org/10.21674/2448-0479.93.195-204
Seção
ARTIGOS INÉDITOS