Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.61.29-41Keywords:
EJA, contexto, impasses, contradiçõesAbstract
Este artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio – T9, em aula de Matemática e em aula de História, com distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando, responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições.
Downloads
References
AGUIAR, Carolina Amaral de; MENDES, Denise. Manual do educador: história. São Paulo: Global, 2013.
ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Ângela Maria. Educação de Jovens e Adultos. Anais do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. PUCPR, Curitiba, 2015.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: www.mec.gov.br. Disponível em e-book: www.sabotagem.revolt.org Acesso em 20 Ago. 2018.
BALSANELLI, Álice de Paula. Aprendizagem de jovens e adultos: a aprendizagem a seu tempo. 2011. Monografia (Especialização). Curso de Psicopedagogia. Centro Universitário UNIASSELVI, Porto Alegre, 2011.
CARA, Daniel. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tratada de maneira míope e desumana. Folha do Professor. Sinpro Distrito Federal. 26 Ago. 2014. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/colunas/daniel-cara/. Acesso em: 28 maio 2018.
FORELL, Leandro et al. Olhares Múltiplos e Contemporâneos da Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: UERGS, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Editora Vozes. 1997.
MEDEIROS, Renato da Luz; BASÉGIO, Leandro. Educação de Jovens e Adultos. Canoas: Editora da Ulbra, 2008.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes. 2003.
SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvania (Org); Reflexões sobre educação de jovens e adultos – EJA. Porto Alegre: Editora Pallotti, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.