Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.61.29-41

Palabras clave:

EJA, contexto, impasses, contradições

Resumen

Este artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio  – T9, em  aula de Matemática e em aula de História, com  distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando, responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições.    

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Biografía del autor/a

Maria Clara RAMOS NERY, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (1987), graduada em Bacharelado em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (1987); Especialização em Educação Popular, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (2011). Exposição é professora da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS. Tem também na área de Sociologia, tendo em conta a Sociologia da Religião, a Sociologia da Educação, a Sociologia Contemporânea; é membro do grupo de pesquisa de Religião e Sociedade da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos, cadastrado no CNPQ; foi membro do NER, (Núcleo de Estudos da Religião), do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professora substituta na área de Sociologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde e da Área de Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS; É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. foi professora substituta na área de Sociologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde e da Área de Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS; É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. foi professora substituta na área de Sociologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde e da Área de Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS; É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018.

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Publicado

2020-03-05

Cómo citar

RAMOS NERY, M. C., PEREIRA, J. . O., & AMARAL, P. G. do. (2020). Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(1), 29–41. https://doi.org/10.21674/2448-0479.61.29-41

Número

Sección

ARTIGOS INÉDITOS