Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.61.29-41

Palavras-chave:

EJA, contexto, impasses, contradições

Resumo

Este artigo é resultado de observação de campo em turmas de EJA. Nossas questões investigativas são: Quais as mediações pedagógicas possíveis para o efetivo ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Estão livres de impasses e contradições? O objetivo geral foi abordar os impasses e as contradições existentes no contexto das escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que no âmbito de nossa realidade está a perder espaço significativo de inserção social e de posse do conhecimento para aqueles que em tempo "regular" de suas vidas, não puderam dar seguimento em seus estudos. A atividade de observação de campo foi realizada numa escola estadual de Cruz Alta/RS., onde se verificou práticas didático-pedagógicas realizadas numa turma de Ensino Médio  – T9, em  aula de Matemática e em aula de História, com  distintas mediações pedagógicas. Teórico-metodologicamente laborou-se com estudo de caso, buscando, responder adequadamente às nossas questões investigativas e com autores que investigam a questão EJA no Brasil, os quais estão citados no texto. Como resultado pôde-se, constatar duas situações distintas de mediação pedagógica: uma prática de ensino-aprendizagem alicerçada na didática tradicional (bancária), e outra prática alicerçada no contexto de vida dos alunos. Como resultado do trabalho investigativo: constatamos ser acanhado o número de professores preparados para ministrar aula em turmas de EJA, dada sua especificidade, sendo o processo de mediação pedagógica embasado em decisão pessoal do professor, bem como apuramos rara capacitação dos professores para o exercício de seu trabalho com alunos da EJA, gerando impasses e contradições.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara RAMOS NERY, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (1987), graduada em Bacharelado em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (1987); Especialização em Educação Popular, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (2011). Exposição é professora da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS. Tem também na área de Sociologia, tendo em conta a Sociologia da Religião, a Sociologia da Educação, a Sociologia Contemporânea; é membro do grupo de pesquisa de Religião e Sociedade da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos, cadastrado no CNPQ; foi membro do NER, (Núcleo de Estudos da Religião), do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professora substituta na área de Sociologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde e da Área de Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS; É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. foi professora substituta na área de Sociologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde e da Área de Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS; É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. foi professora substituta na área de Sociologia da Universidade Federal das Ciências da Saúde e da Área de Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS; É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018. É membro associado da Associação das Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Ad HOC da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, (2015); ESPECIALISTA EM ESTUDOS CULTURAIS, pela FACED / UFRGS, concluido em 2018.

Referências

AGUIAR, Carolina Amaral de; MENDES, Denise. Manual do educador: história. São Paulo: Global, 2013.

ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Ângela Maria. Educação de Jovens e Adultos. Anais do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. PUCPR, Curitiba, 2015.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: www.mec.gov.br. Disponível em e-book: www.sabotagem.revolt.org Acesso em 20 Ago. 2018.

BALSANELLI, Álice de Paula. Aprendizagem de jovens e adultos: a aprendizagem a seu tempo. 2011. Monografia (Especialização). Curso de Psicopedagogia. Centro Universitário UNIASSELVI, Porto Alegre, 2011.

CARA, Daniel. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tratada de maneira míope e desumana. Folha do Professor. Sinpro Distrito Federal. 26 Ago. 2014. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/colunas/daniel-cara/. Acesso em: 28 maio 2018.

FORELL, Leandro et al. Olhares Múltiplos e Contemporâneos da Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: UERGS, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Editora Vozes. 1997.

MEDEIROS, Renato da Luz; BASÉGIO, Leandro. Educação de Jovens e Adultos. Canoas: Editora da Ulbra, 2008.

PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes. 2003.

SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvania (Org); Reflexões sobre educação de jovens e adultos – EJA. Porto Alegre: Editora Pallotti, 2006.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

RAMOS NERY, M. C., PEREIRA, J. . O., & AMARAL, P. G. do. (2020). Educação de Jovens e Adultos - (EJA) - seus impasses e suas contradições. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 6(1), 29–41. https://doi.org/10.21674/2448-0479.61.29-41

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS