Rubricas para avaliação formativa no ensino na área da saúde: uma proposta no conteúdo de incontinência urinária feminina
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.91.42-50Keywords:
Health education, Teaching materials, Educational measurement, Physical therapy specialty, Education.Abstract
This research is an educational Product's extract from a Professional Master in Science and Technology in Education published by a Federal Institute in Brazil. The Educational Product consisted of a Didactic Sequence planned and ordered in the teaching of the Urinary Incontinence content in the subject Physiotherapy in Women's Health, in an Undergraduate Physiotherapy course in the year 2021. Among the educational activities strategies of this Didactic Sequence there is the Rubrics proposal. The Rubric is an assessment tool in the teaching and learning process and in this proposal was built in a qualitative approach. This research aims to enhance the reflections for the formative assessment through the Rubrics tool in health education and thus provide subsidies for assessments in the areas' teaching and learning processes.
Downloads
References
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC; 2019.
BIAGIOTTI, Luiz Claúdio Medeiros. Conhecendo e aplicando Rubricas em avaliações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED; 2005. 01-09. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf. Acesso em: 30 dez. 2021.
BUENO, Maria Bethânia Tomaschewski. O modelo da sala de aula invertida como proposta no ensino de fisioterapia: um estudo de caso no conteúdo de incontinência urinária feminina. 2021. 248f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação). Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, 2021. Disponível em: http://ppgcited.cavg.ifsul.edu.br/mestrado/images/downloads/dissertacoes/Dissertao-Maria-Bethnia-Tomaschewski-Bueno.pdf. Acesso em:
BUENO, Maria Bethânia Tomaschewski; MOREIRA, Maria Isabel Giusti; BROD, Fernando Augusto Treptow. Sequência didática no modelo da sala de aula invertida para o ensino de incontinência urinária feminina: enfoque no curso de graduação em fisioterapia. 2021. 90f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação). Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, 2021. Disponível em: http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1711/Produto%20Educacional%20Maria%20Beth%c3%a2nia%20Tomaschewski%20Bueno.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em:
BUENO, Maria Bethânia Tomaschewski; RODRIGUES, Emerson da Rosa; MOREIRA, Maria Isabel Giusti. O modelo da sala de aula invertida: uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 5, n. 3, p. 662-84, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2383. Acesso em: 22 dez. 2021.
CAPORAL, Alana Schirmer et al. Padronização da correção de questões dissertativas para professores de saúde coletiva do curso de medicina em uma instituição de ensino superior do oeste do Paraná. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 28, p. 54-74, 2018. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1486/pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
CAVALCANTE, Leila Pacheco Ferreira; MELLO, Maria Aparecida. Avaliação da aprendizagem no ensino: concepções, intencionalidades, reflexões. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 423-442, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v20n2/1414-4077-aval-20-02-00423.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
DUARTE, Paulo et al. Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de erubricas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2., 2012, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2012. p. 3127-3144. Disponível em: https://cidtff.web.ua.pt/producao/dayse_souza/atas_ticEduca.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.
MENA, Liziane Padilha; IRALA, Valesca Brasil. Rubricas de avaliação: mapeamento das publicações da última década. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 10., 2018a, Santana do Livramento. Anais [...] Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa; 2018. Disponível em: https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/17217/seer_17217.pdf. Acesso em: 23 dez. 2021.
MENA, Liziane Padilha; IRALA, Valesca Brasil. Rubrica no ensino superior: construção do estado da arte. In: Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Campus Bagé - ENCIF, 4., 2018b, Bagé. Anais [...]. Bagé: Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Bagé; 2018. Disponível em: http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2018/inscricao/pdf/20181012170223000000.pdf. Acesso em: 23 dez. 2021.
PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ; 2020. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/12914/3/SUPORTE_AO_ENSINO_REMOTO_2versao.pdf. Acesso em: 24 fev. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.