Avaliação da evasão do curso de licenciatura em ciências agrárias da Uergs Vacaria
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.61.92-108Palabras clave:
ensino superior, evasão, licenciaturasResumen
As desistências no ensino superior variam de acordo com a área de conhecimento, região, perspectivas de mercado, tipos de processos seletivos, problemas financeiros e formação sólida no ensino médio. Devido ao alto percentual de evasão do curso de Licenciatura em Ciências Agrária, esse trabalho tem como objetivo verificar os motivos que elevaram essa taxa para 75% de desistência durante o curso. A metodologia para a criação deste trabalho se deu através da interação da pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental foi realizada em artigos, materiais de congressos, seminários, revistas, sites e plataformas idôneas. Para a pesquisa de campo foi realizada entrevistas com perguntas abertas, de forma individual e gravada a fim de saber a opinião dos professores e universitários que continuam e que evadiram do curso, sobre possíveis causas para a evasão. Os motivos relatados nas entrevistas foram diversos, entre os mais mencionados a falta de reconhecimento e divulgação e afinidade com o curso, falta de interesse da instituição e dos professores com o curso. A forma como se criou do curso afetou diretamente todos os envolvidos. Deste modo, faz-se necessário um planejamento elaborado de forma eficaz, para a abertura de novos cursos, para que a Universidade possa ofertar cursos de qualidade com a satisfação de tosos os envolvidos, professores, alunos e funcionários e desta forma a evasão será apenas por falta de afinidade ou por problemas pessoais.
Descargas
Citas
ASSIS, C. F. Estudo dos fatores que influenciam a evasão dos alunos nos Cursos Superiores de Tecnologia de uma Instituição de Ensino Superior Privada, 2013. Dissertação de Mestrado, Faculdade Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2013.
BARBOZA, A. A. O vestibular e a importância da família na aprovação do aluno. 2018. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2018/08/02/noticia-especial-enem,977496/o-vestibular-e-a-importancia-da-familia-na-aprovacao-do-aluno.shtml. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394, Brasília, 20 de dez. 1996.
BRASIL. Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. Censo da Educação Superior Notas Estatísticas 2017. Brasília: INEP, 2017.
BRASIL. Censo Escolar 2017. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC, 2019. Disponível no site: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 26 jul. 2018.
BRASIL. Panorama da educação do campo. Brasília: INEP, 2007.
BORGES, M. F. N. História de Vacaria: evolução urbana e formação dos bairros. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.
DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 21, n. 2, p. 503-522, 2016.
FONSECA, T. M. Ensinar Aprender: Pensando a prática pedagógica. Ponta Grossa: Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 2008.
JÚNIOR Á. F.; FERES N. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Evidência, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011.
LEMOS, A. H.; NEVES, D. R.; RODRIGUES, P. R. F. Inserção de Alunos Bolsistas no Mercado de Trabalho: qual o valor do diploma universitário? Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 7, n. 4, pp. 24-41, 2013.
LOBO, M. B. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: Aspectos gerais das causas e soluções In. HORTA, C. E. R. (org). Evasão no ensino superior brasileiro. Brasília: ABMES, 2012.
MARCONI, M. D.; LAKOTOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.
MATTOS, P. L. A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 39, n.5, p. 823-846, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro. Acessado em: 19 set. 2019.
MOLINA, G. S. Desenvolvimento Sustentável na Região de Vacaria, In. Anais do II Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2004. p. 1-19
MORAES, M. A. A formação de licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões. Educação. Santa Maria, v. 39, n. 3, p. 641-652, 2014.
OLIVEIRA, C. T. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 43-53, 2016.
PRONACAMPO. Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e Relações Étnico-racial. 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/ind_campo_indigena_e_quilombola.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
PSICÓLOGOS dão dicas para quem pensa ter entrado no curso errado. Portal GaúchaZH, 2013. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/vestibular/noticia/2013/12/psicologos-dao-dicas-para-quem-pensa-ter-entrado-no-curso-errado-4361221.html. Acesso em: 28 set. 2019.
RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 11.646, de 10 de Julho de 2001. Autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001.
ROTTA, M. ; ONOFRE, S. B. Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos- PR. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 75-84, jan./abr. 2010.
SANTIAGO, P. E. Ensino Superior E Mercado De Trabalho: a dificuldade dos profissionais do ensino superior para entrar no mercado de trabalho. Revista PLUS FRJ: Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde da Faculdade Regional Jaguaribana, p. 43-8, n. 1, 2016.
SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2019.
SILVA, F. L.;MUZARDO, F. T. Gestão Da Sala De Aula: Contribuições Para A Construção De Um Conceito. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 7, n. 7, p. 263-278, 2017.
SILVA, L. E. Um Olhar Sobre A Escola Como Espaço De Emancipação, 2010. Dissertação de Mestrado, Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul, UNIJUI, Ijuí, 2010.
SILVA J. R.; ALMEIDA C. D.; GUINDANI J. F. Pesquisa documental: Pistas Teóricas e Metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Rio Grande, Ano. 1 n.1, 2009.
SOUZA, J. Ralé Brasileira Quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
SPLENDOR, E. F. Evasão Escolar: o motivar, a família e a importância do Ensino Médio. Curitiba: SEED, 2013.
TAVARES, C. A.. A formação de professores agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: Histórico, realidade e perspectivas. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 2, p. 32-41, 2005.
UERGS. Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias: Objetivo do curso. 2015a. Disponível em: https://uergs.edu.br/ciencias-agrarias-licenciatura. Acesso em: 28 set. 2019.
UERGS, Edital Nº 01/2015 Processo Seletivo Uergs para provimento das vagas remanescentes do processo seletivo Sisu 2015/01. 2015b. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201710/11110049-edital-n-1-processo-seletivo-sisu-2015-1.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
UERGS. Mec divulga aprovados em primeira chamada. 2015c. Disponível em https://www.uergs.edu.br/mec-divulga-aprovados-em-primeira-chamada. Acesso em: 28 set. 2019.
UERGS. Informações institucionais. 2018. Disponível em https://uergs-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/201809/12162803-dados-institucionais-2018-1-site.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
VANDRAMINI, C. Qual o futuro das escolas do campo?. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31, n. 3, p. 49-69, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.