Inserção de psicólogas/os/es na rede estadual de ensino de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21674/2448-0479.111.32-42

Palavras-chave:

psicologia, educação, ensino, psicologia escolar e educacional, atuação profissional.

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a trajetória – percursos, desafios e conquistas – da construção das atribuições, delineamento dos processos de trabalho, dos focos de atuação e da qualificação da inserção de psicólogas/os/es na rede estadual de ensino de Santa Catarina - SC, Brasil. Derivado do trabalho profissional coletivo de 64 (sessenta e quatro) psicólogas/os/es, distribuídas pelo estado de SC, com contribuição de profissionais do Serviço Social e da Educação, que compõem as Equipes Multiprofissionais da Secretaria de Estado da Educação de SC, apresentamos fragmentos do documento formulado que alinhou as ações profissionais frente às demandas apresentadas pelas escolas, na atual conjuntura da política estadual de educação de SC. Evidenciando um marco histórico para a Psicologia na educação, os desafios do trabalho foram intensificados pelo fato de o local de atuação dos profissionais não se efetivar no interior das Unidades Escolares. No caso da rede de ensino do estado de Santa Catarina, a contratação dos 128 profissionais (de Psicologia e Serviço Social) foi direcionada para os espaços de gestão nas Coordenadorias Regionais de Educação e no Órgão Central. Por fim, através do percurso percorrido percebe-se que ainda são necessários esforços para afirmar uma Psicologia preocupada com o futuro da educação, buscando construir caminhos, parâmetros e recursos, que deem conta da realidade complexa e diversificada dos mais de 500 mil estudantes que compõem a rede de ensino estadual catarinense. Esse movimento envolve situar a educação em toda sua complexidade, que exige cada vez mais atenção em uma perspectiva biopsicossocial da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Psicólogo Clínico (CRP-12/18496) no Distrito Sanitário Norte, equipe Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS/ESP/UDESC. Graduado em Psicologia na PUCRS (2013). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche no Grupo de Pesquisa 'Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação' na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2020) com período sanduíche no LAPCIP 'Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas' na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018-2019). Na graduação teve experiência como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/MEC/SESu (2006-2010), Iniciação Científica (bolsa institucional) na UniRitter de Porto Alegre (2010) e Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional na UFRGS (2011-2013). Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional (2012-2014). Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (REV-UERGS), área Ciências Humanas, desde 2017. Tem experiências em Psicologia, Psicologia Social e Institucional, Psicologia Clínica e no trabalho em instituições de representação da categoria profissional. Dentre os principais temas de pesquisa em Psicologia, estão: Direitos Sociais, políticas públicas, produção de subjetividade, clínica em Psicologia, saúde mental, atenção psicossocial, atenção básica, atenção primária à saúde, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (Guia-GAM), uso de drogas, Redução de Danos e Michel Foucault.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Ecker, D. D., Fiorello Foppa, D., Ruviaro, D., de Brito Souza, F., & Corrêa de Moraes Zortéa, N. (2025). Inserção de psicólogas/os/es na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Revista Eletrônica Científica Da UERGS , 11(1), 32–42. https://doi.org/10.21674/2448-0479.111.32-42

Edição

Seção

ARTIGOS INÉDITOS