Inserção de psicólogas/os/es na rede estadual de ensino de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.111.32-42Palavras-chave:
psicologia, educação, ensino, psicologia escolar e educacional, atuação profissional.Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a trajetória – percursos, desafios e conquistas – da construção das atribuições, delineamento dos processos de trabalho, dos focos de atuação e da qualificação da inserção de psicólogas/os/es na rede estadual de ensino de Santa Catarina - SC, Brasil. Derivado do trabalho profissional coletivo de 64 (sessenta e quatro) psicólogas/os/es, distribuídas pelo estado de SC, com contribuição de profissionais do Serviço Social e da Educação, que compõem as Equipes Multiprofissionais da Secretaria de Estado da Educação de SC, apresentamos fragmentos do documento formulado que alinhou as ações profissionais frente às demandas apresentadas pelas escolas, na atual conjuntura da política estadual de educação de SC. Evidenciando um marco histórico para a Psicologia na educação, os desafios do trabalho foram intensificados pelo fato de o local de atuação dos profissionais não se efetivar no interior das Unidades Escolares. No caso da rede de ensino do estado de Santa Catarina, a contratação dos 128 profissionais (de Psicologia e Serviço Social) foi direcionada para os espaços de gestão nas Coordenadorias Regionais de Educação e no Órgão Central. Por fim, através do percurso percorrido percebe-se que ainda são necessários esforços para afirmar uma Psicologia preocupada com o futuro da educação, buscando construir caminhos, parâmetros e recursos, que deem conta da realidade complexa e diversificada dos mais de 500 mil estudantes que compõem a rede de ensino estadual catarinense. Esse movimento envolve situar a educação em toda sua complexidade, que exige cada vez mais atenção em uma perspectiva biopsicossocial da aprendizagem.
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