Contribuições das ligas acadêmicas na formação médica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.289-292Palabras clave:
Ligas Acadêmicas, Extensão Universitária, Educação médica, Educação superior, Extensão universitáriaResumen
As ligas acadêmicas são organizações estudantis, com o foco em determinada área da graduação em medicina, com supervisão docente especialista no tema da liga, que realiza atividades de ensino pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho é descrever o estado da arte das contribuições das ligas acadêmicas na formação médica no brasil. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura nas bases de dados SciELO e PUBMED. Os artigos encontrados puderam ser divididos em cinco grandes eixos temáticos. Verificou-se que as ligas acadêmicas contribuem no incentivo a docência, comunicação, aprendizagem em gestão, escolha da residência médica, conhecimento do mercado de trabalho e contato com a comunidade, não necessariamente levando a uma especialização precoce e indo de encontro aos determinantes sociais do processo saúde doença contribuindo na formação médica mais ética e reflexiva.
Descargas
Citas
FERREIRA, D.A.V.; ARANHA, R.N.; SOUZA, M.H.F.O. Academic Leagues: A Brazilian Way to Teach about Cancer in Medical Universities. BMC Medical Education, v. 15, n. 236, 2015.
HAMAMOTO FILHO, P.T. Ligas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Rev. Bras. Educ. Méd. v. 35, 535-43, 2011.
NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F.; NOGUEIRA-MARTINS, L.A.; TURATO, E.R. Medical students' perceptions of their learning about the doctor-patient relationship: a qualitative study. Med Edu., v. 40, 322-8, 2006.
PÊGO-FERNANDES, P.M.; MARIANI, A.W. O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas. Diagn Tratamento, v. 16, n. 2, 50-51, 2011.
PERES, C.M.; ANDRADE, A.S.; GARCIA, S.B. Atividades Extracurriculares: multiplicidades de diferenciação necessárias ao curriculum. Rev. Bras. Educ. Méd., v. 31, n.3, 203-311, 2007.
PONTES, S.; TORREÃO, L. Influência da participação de estudantes em ligas acadêmicas na escolha da especialidade para o programa de residência médica da Bahia 2017. Revista De Medicina, v.98, n. 3, 160-167, 2019.
SALGADO FILHO, N. Ligas Acadêmicas: veículo de interação com a comunidade. Maranhão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 2007.
SANTANA ACDA. Ligas acadêmicas estudantis. O mérito e a Realidade. Medicina (Ribeirão Preto), v. 45, n. 1, 96-98, 2012.
SILVA, S.A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. Bras. Educ. Méd., v.39, n.3, 410-417, 2015.
SILVA, Jorge Henrique Santos da et al. Implantação de uma Liga Acadêmica de Anatomia: Desafios e Conquistas. Rev. Bras. Educ. Méd., v. 39, n. 2, 310-315, 2015.
SOUZA, L.C.L.; MENDONÇA, V.R.R.; GARCIA, G.B.C.; BRANDÃO, E.C.; BARRAL-NETTO, M. Medical specialty choice and related factors of Brazilian medical students and recent doctors. PLoS One, v.10, n.7, e0133585, 2015.
TORRES, A.R.; OLIVEIRA, G.M.; YAMAMOTO, F.M.; LIMA, M.C.P. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface Comun Saúde Educ. v.12, n.27, 713-720, 2008.
YANG, Gabriela Yea-Huey et al. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Rev. Bras. Educ. Méd., v. 43, n.1, 80-86, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.